SER PESQUISADOR É.....
Em Delmiro Gouveia-AL juntamente com as pesquisadoras Maria Guerra, Katia, Aline e Daiane foram aplicadas em escolas que se encontram em situações precárias, infra-estrutura defasada, essa é a realidade da maioria das escolas públicas, sem falar que a educação está entre uma das piores do Brasil, isso é muito preocupante. Nossos governantes alagoanos investem mais em comércio e construções civis e deixa de lado a educação.
O Movimento de Adolescentes e crianças – MAC teve a colaboração do Cosmo liderança do grupo e educador popular da Rede de Educador Cidadã – RECID, foi legal a acolhida, muito bom ver os jovens se reunindo e buscando espaços para discutir temas que preocupam nossas juventudes, porém é preciso ir mais além.
No grupo de Capoeira também tem suas regras e os participantes mantêm o respeito entre si. Crianças, adolescentes e adultos no mesmo espaço desenvolvendo e conservando atividades culturais de forma respeitosa, prazerosa e repassando de pais para filhos. A Capoeira Expressão é um grupo independente que contribui nas relações interpessoais e desenvolvimento dos participantes. O professor é um espelho para os (as) alunos (as). Os grupos culturais no Brasil precisam ser mais valorizados. A escola também é um ótimo espaço onde os mesmos podem ser fortalecidos. Em todos os grupos que procuramos para realizar a pesquisa fomos bem recebidas e as dificuldades encontradas eram praticamente as mesmas. Para quem ainda não conhecia as ações que são desenvolvidas na região despertou interesses para conhecer melhor esse processo nas próximas etapas. Os jovens gostam de ser ouvidos e a pesquisa também tinha esse objetivo.
O grupo de skatistas com várias ideologias que se juntam para trocar idéias e andar de skate, que é o que liga uns aos outros, de início resistiram à pesquisa, daí nos identificamos e esclarecemos o objetivo da nossa pesquisa, depois que entenderam conseguimos nos aproximar mais, dialogar melhor e responder a pesquisa.
Dentro destes grupos percebemos muitas potencialidades tais como na música, desenho, dança dentre outras habilidades, porém, precisamos ter um olhar de dentro para fora para poder perceber tudo isso. Por isso, a importância de ouvi-los, saber suas dificuldades, reclamações e potencialidades. Fazer uma ligação entre esses grupos para discutir interesses comuns, incentivando, valorizando, respeitando-os e fortalecendo o protagonismo juvenil, sistematizando e divulgando as ações que são desenvolvidas e fazer valer os direitos de juventudes.
Outro grupo foi o “Garagem Hip-rock” onde alguns são Emos. Todos foram prestativos e houve um diálogo, uma troca de experiências antes da pesquisa, um desabafo da parte do grupo, pois devido a forma de se comportar, se vestir, cortar e pentear o cabelo muitas vezes são descriminados sofrendo preconceitos tanto dentro da própria família, quanto da sociedade. Às vezes, muitas autoridades abusam do poder violando o direito de ir e vim destes cidadãos. Este foi um dos grupos que mais interagiu e expôs dificuldades e opiniões conosco, no final eles concluíram que “foi um prazer ouvir e se sentir ouvidos”. Muitas vezes os pais não compreendem e não querem aceitar as escolhas de seus filhos é preciso um diálogo constante entre ambos para fortalecer essa relação. A Universidade Federal de Alagoas também deu abertura para aplicarmos a pesquisa se disponibilizando à novos trabalhos.
Além destes grupos, aplicamos ainda as pesquisas qualificadas com representantes das áreas da Saúde, Educação, Segurança e Religiosos. Encontramos resistência principalmente na área de Saúde e Segurança e percebemos que existem muitos grupos de jovens em Delmiro Gouveia, porém, estes se reúnem e discutem mais individualmente. Em suas falas os jovens demonstram insatisfação com Educação, Saúde, Segurança, Saneamento básico e alguns Direitos das juventudes que são violados.
A oportunidade que tivemos nessa experiência foi única e bastante proveitosa, pois contribuiu para fortalecer os laços de amizades nos grupos, ouvir opiniões e expressões diversas, trocas de experiências valorizando as diversidades existentes, divulgar ações que são realizadas com/para as juventudes, despertar interesses para envolvimento de novos participantes e refletir sobre direitos, mudanças climáticas e as práticas agroecológicas para que possamos ter sustentabilidade para as próximas gerações também.
Nossos objetivos são multiplicar esses conhecimentos nas nossas bases, fortalecendo as ações de/com/para juventudes valorizando e respeitando as diversidades e o meio ambiente. Se organizar no município/território/REDES, estreitar parcerias entre poder público e sociedade civil para que as vozes das juventudes sejam ouvidas e os DHESCAs garantidos.
NESTA EXPERIÊNCIA PODEMOS PERCEBER QUE SER PESQUISADOR (A) É:
· Ter a oportunidade e a liberdade de/para ser;
· Aceitar o desafio, acreditar e agir;
· Antes de tudo planejar sempre;
· Ter e desenvolver a capacidade de se indignar com os problemas sociais;
· Olhar para o mesmo horizonte, buscando soluções para resolver os problemas;
· Compreender e amar mais os outros;
· Ser doce e social, crítico, mas construtivo;
· Poder falar e muito mais escutar o outro;
· Ampliar os conhecimentos e principalmente as amizades;
· Compartilhar com os outros os sentimentos e momentos de dor e alegria;
· Achar que não vai dar certo, mas criar coragem para enfrentar, ter fé e amor;
· Ter medo, ser humilde e solidário;
· Conquistar a confiança de/para;
· Entrar no embalo da ciranda e sorrir e sonhar coletivamente;
· Valorizar e respeitar as diversidades e o meio ambiente, ser ecumênico;
· Se fortalecer nas diferenças e riquezas culturais;
· Desanimar, tropeçar sim, mas ter a capacidade de levantar-se mais forte;
· Insistir, persistir e desistir jamais;
· Refletir e Aprender com os erros cometidos;
· Apesar de tudo isso ter a ousadia e coragem de perguntar: Qual é o próximo passo a dar?
· Eu continuo, pode contar conosco!
Esta pesquisa foi aplicada entre o mês de maio a julho de 2011*
Caderno do entrevistador@
Pesquisa sobre juventudes, direitos e mudanças climáticas
COD.ENTREVISTADOR(A) Número da Entrevista
Juventudes e direitos nas cidades – KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço
Identificação
Nome
Idade
Profissão
Escolaridade
Bairro
Cidade/Estado:
Quantas pessoas moram na sua casa?
Qual a renda familiar?
< 1 SM
|
1 SM – 3 SM
|
4-6 SM
|
7-10 SM
|
> 10 SM
|
Gênero
Masculino
|
Feminino
|
Outros
|
Qual?
Raça/Etnia
Branca
|
Afrodescendente
|
Indígena
|
Asiática
|
Outras
|
Qual?
É portador de deficiência?
Sim
|
Não
|
Qual?
Participa de movimentos sociais?
Sim
|
Não
|
Em caso afirmativo, qual?
Atua como coordenador?
Sim
|
Não
|
Professa alguma religião?
Sim
|
Não
|
Em caso afirmativo, qual?
Caso professe alguma religião e exerça função religiosa, queira por gentileza descrever:
Caso considere que seu bairro necessite de melhorias, e fosse o responsável para realizá-las, quais seriam as três mais importantes?
1. Existem organizações/grupos de juventude no lugar em que você mora?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
2. Em caso afirmativo, qual vínculo do grupo jovem?
Igrejas
|
Terreiros
|
Outra religião
|
Escolas
|
Associações
| |||||
Partidos
|
Sindicatos
|
Cooperativa
|
Independente
|
Outros
|
3. Na sua opinião, é importante participar de grupos de jovens que lutam por direitos?
Nada
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
4. Conforme sua opinião, quais os temas que considera prioritários para grupos de juventude: (enumerar de 1 a 6 em ordem crescente, 1 menos importante, 6 mais importante).
Igualdade das mulheres
|
Igualdade de homossexuais
|
Sexualidade
| ||||||
Inclusão de deficientes
|
Mudanças Climáticas
|
Igualdade racial
| ||||||
5. Qual sua opinião sobre a importância do tema dos efeitos das mudanças climáticas?
Irrelevante
|
Aceitável
|
Relevante
|
Muito Relevante
|
Sem opinião
|
6. Existe violência letal no lugar em que mora?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
7. Como você avalia o lugar em que você mora em relação à violência?
Irrelevante
|
Aceitável
|
Violento
|
Muito Violento
|
Sem opinião
|
8. Indique de zero a nove os tipos de violência que mais ocorrem em no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não ocorre, 9 – ocorre de forma insuportável)
Letal
|
Sexual
|
Doméstica
|
Venda Drogas
|
Roubos
|
Assaltos
|
Vandalismo
|
Seca
|
Falta de transp.
|
Enchentes
|
9. Existe intolerância religiosa no lugar em que você mora?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
10. Em caso afirmativo, como classificaria a intolerância religiosa no lugar em que mora?
Irrelevante
|
Aceitável
|
Relevante
|
Muito Relevante
|
Sem opinião
|
11. Indique de zero a nove quais grupos sociais mais sofrem violência no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não sofre, 9 – sofre de forma insuportável)
Crianças
|
Mulheres
|
Trabalhador
|
Jovem Branco
|
Religiosos
|
Indígenas
|
Camponeses
|
Imigrante
|
Jovem Negro
|
Outro
|
Qual?
12. Existem ações de superação da violência no lugar em que mora?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
13. Em caso afirmativo, quais?
14. Qual seu entendimento em relação a violência que ocorre em sua comunidade?
15. No lugar em que você mora mulheres e homens são tratados com igual respeito?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
16. Indique de zero a nove os sujeitos que sofrem preconceitos no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não ocorre, 9 – ocorre de forma insuportável)
Negros
|
Homossexuais
|
Mulheres
|
Deficientes
|
Outros
|
17. Quais?
18. No lugar em que você mora existe facilidade de acesso a algum sistema de proteção aos direitos de homossexuais?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
19. No lugar em que você mora existe alguma ação de denúncia de violência contra às mulheres?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
20. Como você percebe a freqüência de problemas ambientais no lugar em que mora? (zero – não há, 9 – existe de forma insuportável)
Enchente
|
Seca
|
Deslizamento
|
Poluição do ar
|
Pol. sonora
|
Lixão
|
Poluição rios
|
Fome
|
Saneamento
|
21. No lugar que você mora existe alguma discussão sobre ações para superar os problemas ambientais?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
22. Na sua opinião, no lugar em que você mora em qual grau o grupo de pessoas é afetado por mudanças climáticas? (marcar de 0 a 9, 0 nada afetado, 9 muito afetado)
Crianças
|
Mulheres
|
Trabalhador
|
Jovem Branco
|
Religiosos
|
Indígenas
|
Camponeses
|
Imigrante
|
Jovem Negro
|
Outros
|
23.No lugar em que você mora as pessoas brigam verbalmente por serem de religiões diferentes?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
24. No lugar em que você mora as pessoas se agridem fisicamente por serem de religiões diferentes?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
25. Na sua opinião, o que mais contribui para existir intolerância religiosa? (zero – não contribui, 9 – contribui demais)
Liderança religiosa
|
Doutrinas
|
Preconceito
|
Televisão
|
Outro
|
Qual?
26. Na sua opinião, as comunidades religiosas devem agir em favor dos direitos da juventude?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
27. Na sua opinião as comunidades religiosas devem agir para mitigar ou criar adaptações aos efeitos das mudanças climáticas?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
28. Você já ouviu falar de KOINONIA?
Sim
|
Não
|
Não Sei
|
Sem opinião
|
29. Você conhece as ações que KOINONIA desenvolve com a juventude juntamente a parceiros na região (Coppabacs, MSTTR, Pólo Sindical do SMSF, quilombolas do Baixo Sul da Bahia, Terreiros de Candomblé, dentre outras organizações) ?
Desconhece
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
30. Em caso afirmativo em 27, indique de zero a 9 como você considera que as ações desenvolvidas com a juventude na região contribuem para a superação das formas de violência? (zero, não contribui; 9: contribui muito)
Letal
|
Sexual
|
Doméstica
|
Venda Drogas
|
Roubos
|
Assaltos
|
Vandalismo
|
Seca
|
Falta de transp.
|
Enchentes
|
31. Em caso afirmativo em 27, você considera que as ações desenvolvidas por KOINIONIA com a juventude na região contribuem para a formação cultural?
Nada
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
32. Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA com a juventude na região contribuem para a superação dos preconceitos de gênero?
Nada
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
33. Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA com a juventude na região contribuem para a superação da intolerância religiosa?
Nada
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
34. Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA com a juventude na região contribuem para o desenvolvimento sustentável?
Nada
|
Pouco
|
Mais ou menos
|
Muito
|
Sem Opinião
|
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