quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOVENS DO PROJETO OD SE ARTICULAM E MOBILIZAM E ORGANIZAM CARAVANA PARA A CÚPULA DOS POVOS NO RIO DE JANEIRO

OLÁ COMPANHEIRADA!!!

 O Projeto Jovens Quentes na Promoção de Direitos e da Justiça Climática(Delmiro Gouveia AL) através da assessoria da KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviços, em parceria com a Ajuda da Igreja Norueguesa e juntamente com a Rede Ecumênica de Juventude tem nos apoiado na articulação e mobilização da Caravana de Jovens para a Cúpula dos Povos. 
Logo após a 1ª etapa do curso de agentes culturais jovens realizada em Delmiro Gouveia- AL continuamos nos mobilizando para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo a Conferência Rio + 20, no qual pretendemos formar e levar a nossa caravana de jovens para participar deste evento importante para todos nós.
A Juventude se articulou nos 05 meses que antecedeu a realização do evento do Rio de Janeiro buscando captar recursos e conseguir apoio para participar da Conferência. e também organizando reuniões, palestras, realizando cines juventudes discutindo os temas que seriam abordados na Conferência, Seminários, tais como o que ocorreu na Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar AL que contou com a participação de Adriano Francisco  Presidente do Centro da Juventude de Maceió AL e da Drª Ana Maria Superintendente de Políticas Públicas para a Juventude de Alagoana. 
Mantivemos a comunicação com jovens e também os pais dos mesmos e também diálogos permanentes com os coordenadores e jovens envolvidos nestes grupos para acompanhamento das atividades que planejamos e as novas agendas que surgem.

AS JUVENTUDES DO SERTÃO E NORDESTE BRASILEIRO CONTINUAM SE ARTICULANDO, PARTICIPANDO E INTERVINDO NOS ESPAÇOS DE DEBATES, CONSTRUÇÕES COLETIVAS E LUTANDO PARA QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIDADE SEJAM GARANTIDAS E EXECUTADAS DE FATO.


 A luta social é para aqueles que desejam e acreditam na mudança enfrentam as dificuldades lutando por uma sociedade mais justa e sustentável.


Grande abraços a tod@s!!!

CHRISTIAN, COORDENADOR DO PROJETO JOVENS QUENTES NA PROMOÇÃO DE DIREITOS E DA JUSTIÇA CLIMÁTICA REALIZA VISITA AOS GRUPOS JUVENIS, EM DELMIRO GOUVEIA/AL.

Dia 19 de abril tivemos a oportunidade de receber a visita de CHRISTIAN, Coordenador do Projeto OD/AIN (Ajuda da Igreja Norueguesa)  na Cidade de Delmiro Gouveia-AL, Brasil. Foi com muita expectativa e grande satisfação que o recebemos. A Juventude Delmirense teve a oportunidade de dialogar, mostrar seus trabalhos e interagir trocando experiências diretamente com o CHRIS. Esta é mais uma iniciativa assessorada pela KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço em parceria com COPPABACS, MAC Delmiro, Fundação Garagem Hip Rock, Capoeira Essencia, PJR dentre outros grupos Juvenis de Delmiro Gouveia AL e as entidades de base. 

Iniciamos a visita pela manhã dando as boas vindas na sede da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Bancos C. de Sementes (COPPABACS) com a presença de jovens ex-cursistas, cursistas, diretores da coppabacs, Quitéria Gonçalves (aticuladora de jovens), Quitéria Ferreira (assessora de Koinonia). Logo após, dois jovens da Fundação Garagem Hip Rock fizeram apresentação.

 
 Em seguida, fomos visitar a sede do Movimento de Adolescente e Criança - MAC e o espaço da Roça Urbana juntamente com Lourdes Coordenadora do MAC.
Na parte da tarde visitamos o projovem Adolescente onde se concentra vári@s jovens cursistas. Neste dia estavam comemorando o Dia do Índio tivemos uma concentração e apresentações e contamos com a presença de jovens do MAC, F. Hip Rock, Capoeira Essencia, Indigenas, JASC, ABADEL, representantes do poder público, assistente social.

Durante a noite visitamos os espaços da Fundação Garagem Hip Rock, onde os jovens se reúnem semanalmente. Após cada visita fazíamos uma roda de conversa. Por fim, a noite, nos concetramos na praça central e assistimos várias apresentações de capoeira, dança de rua, Hip Rock e fizemos um diálogo final avaliarndo a visita e nos despedimos com um abraço coletivo caloroso. 
Capoeira Essência juntamente com o grupo Muzenza resgatando e valorizando a cultura e as diversidades. Parabenizamos aos participantes deste grupo que vem se envolvendo cada vez mais neste Projeto.
  A arte-cultura é uma das peças chaves para estimular crianças e jovens a desenvolver suas habilidades e interagir respeitosamente no coletivo.  

Nós adoramos a visita do Chris, desejamos que ele também tenha gostado de nos visitar. Desejamos que volte mais vezes. Agradecemos a tdo@s que vem  contribuindo para que este projeto dê certo.
O Projeto Jovens Quentes na Promoção de Direitos e da Justiça Climática vem sensibilizando @s jovens a cada dia, para que estes possam se sentir parte integrante nesse processo de construção que iniciamos com a assessoria da KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, apoio da Ajuda da Igreja da Noruega  e parceria com os entidades de base do Sertão Alagoano.
Iniciativa e motivação são dois pilares importantes para que a transformação aconteça na nossa realidade local e depois podermos partir para o global. Vamos começar fazendo a diferença na nossa casa?

Forte abraço à tod@s Brasileir@s e à tod@s da Noruega.