terça-feira, 17 de julho de 2012

Pós-Cúpula - PARTICIPAÇÃO DA CARAVANA DA JUVENTUDE DE ALAGOAS CONFERÊNCIA RIO+20. PARTE 2

Retomamos nossa fala sobre a cúpula dos povos.
Percebemos que as múltiplas vozes e forças sociais presente na Cúpula dos Povos estiveram direcionadas enfatizando a verdadeira causa estrutural da crise global o sistema capitalista patriarcal que explora o Ser Humano e destrói o meio ambiente.


A tal “economia verde” é uma das expressões da atual fase financeira do capitalismo que também se utiliza de velhos e novos mecanismos, tais como o aprofundamento do endividamento publico-privado, o super-estímulo ao consumo, a apropriação e concentração das novas tecnologias, os mercados de carbono e biodiversidade, a grilagem e estrangeirização de terras e as parcerias público-privadas, entre outros.
Precisamos acordar e agir valorizando as riquezas dos nossos povos, nossa historia, nossos costumes, conhecimentos, práticas e sistemas produtivos, que devemos manter, revalorizar e ganhar escala como projeto contra-hegemonico e transformador. O povo precisa se organizar e lutar pela implementação de políticas públicas que sejam de fato executadas. 
 Nessa visita ao Rio de Janeiro, a Caravana da Juventude de Alagoas não se deteve somente ao evento, mas também teve a oportunidade de conhecer o escritório da KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço entidade parceira do Projeto OD em Alagoas.
Diálogar com Beto articulador do OD Salvador e trocar idéias de como anda as ações do OD em Salvador/BA e Delmiro Gouveia/AL ;
Participar do lançamento do livro Juventude e Justiça Socioambiental: Perspectivas Ecumênicas. Daniel Souza (Org.) da Rede Ecumênica da Juventude - REJU.
Voltamos animados para dar seguimento aos nossos projetos, continuar realizando cine juventude, pois queremos fortalecer nossas lutas, ampliar novos contatos com mais jovens e estender o trabalho com centros de juventude no Sertão Alagoano.
A Juventude do Projeto OD presente em Delmiro Gouveia AL ,e seus entornos, eesá em conexão com a juventude do Projeto de Paulo Afonso/BA e Salvador/BA que vem sempre se comunicando e trocando experiências para dá continuidade as atividades deste Projeto.


"Os flancos podem não ser os mesmos, mas a guerra é a mesma, o inimigo é o mesmo, o nosso objetivo é o mesmo". (A.F.S)

Grande abraço de tod@s da Caravana da Juventude Alagoana!

CARAVANA DA JUVENTUDE DE ALAGOAS NA CONFERÊNCIA RIO+20. P-1

A caravana da Juventude de Alagoas com o apoio da KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço e Projeto OD/AIN em parceria com REJU se articularam, mobilizaram e participaram da Cúpula dos Povos, evento paralelo a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
De 15 a 22 de junho de 2012, a Caravana da Juventude teve a oportunidade de participar da Cúpula dos Povos, os jovens já vinham debatendo nas bases e se organizando para este evento. Durante o evento os mesmos ficaram hospedados no Instituto Bennett, no bairro do Flamengo (RJ) "nesse ínterim estivemos nas atividades da Rede Ecumênica da Juventude" (REJU). Participamos da Tenda Religiões por Direitos da Plenária 1- Cúpula dos Povos na Conferência Rio + 20 por Justiça Social e 
Ambiental Os palestrantes debateram sobre a Economia Verde, Educação, Intolerâncias, Saúde, Gênero, Meio Ambiente, dentre outros, muitas intervenções, denúncias, apelos dos povos ribeirinhos e quilombolas presentes. 
 Adriano Santos agente cultural jovem, estudante de filosofia na UFAL e presidente do Centro da Juventude de Maceió/AL. Fez uma intervenção levantando como questão a contraditoriedade da Rio + 20. O mesmo afirmou que a conferência não seria mais do que um palco onde ricos e poderosos definiriam o futuro das nações e do mundo, tendo em vista à impossibilidade de se poder conciliar a exploração capitalista, a tal desenvolvimento sustentável para o mundo “o que se busca não é o auto- sustento do mundo, mas, sim do capital e nessa roupagem o capitalismo busca uma nova vítima de onde possa tirar seu sustento”. Ainda afirmou que “nossa luta não é contra algo simples que pode facilmente ser vislumbrado, porém contra um sistema político que muitas vezes nos coloca contra nós mesmos” (Adriano).

A jovem Quitéria Gonçalves articuladora da REJU AL e colaboradora de Koinonia no Projeto OD fez intervenção enfatizando que a juventude também está preocupada com a economia verde e a justiça socioambiental, por isso luta pela execução dos DHESCA. “No evento podemos dialogar, interagir com pessoas de vários países trocando experiências. Vivemos numa sociedade capitalista onde o Ter é mais valorizado que o Ser, daí o significado de tantas desgraças, egoísmo, misérias e preconceitos em geral. Viemos aqui para que o grito do povo seja ouvido, pois o problema de uma pessoa neste planeta é problema de todos”. A mesma finalizou com o questionamento: O que podemos para melhorar o planeta?

A caravana de Alagoas se dividiu durante o evento para conhecer outras tendas de discussão, obter conhecimentos e trocar experiências. 

Durante a Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, os apontamentos foram para os seguintes eixos de luta:
·Contra a militarização dos Estados e Territórios;
·Contra a criminalização das organizações e movimentos sociais;
·Contra a violência cometida às mulheres;
·Contra as grandes corporações;
·Contra a imposição do pagamento de dívidas econômicas injustas e por auditorias populares das mesmas;
·Pela garantia do direito dos povos à terra e território urbano e rural;
·Pela soberania alimentar e alimentos sadios, contra agrotóxicos e transgênicos;
·Pela solidariedade aos povos e países, principalmente os ameaçados por golpes militares ou institucionais, como está ocorrendo agora no Paraguai;
· Pela soberania dos povos no controle dos bens comuns, contra as tentativas de mercantilização;
·Pela mudança da matriz e modelo energético vigente;
·Pela democratização dos meios de comunicação;
·Pelo reconhecimento da dívida histórica social e ecológica;
·Pela construção do DIA MUNDIAL DE GREVE GERAL;
·Contra o exterminio da juventude;
·Contra qualquer tipo de intolerância religiosa e sexual.
                   


"Essa mobilização sempre acontece por algum motivo. Sem motivação não há mobilização. As pessoas não costumam ficar juntas para fazer nada, equando o fazer nada é coletivo, não é mais fazer nada, mas é fazer junto alguma coisa"