JUVENTUDES, DIREITOS E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL 2011-2015






O Projeto é conhecido também por: Jovens Quentes na Promoção de Direitos e da Justiça Climática.

Tendo como principal objetivo para o período 2011-2015:
Capacitar jovens, com metodologia da educação popular, a participar do debate público, nacional e internacional, sobre o modelo de desenvolvimento que interessa às juventudes, promovendo ações educativas, com as mesmas, para ampliar o envolvimento destas e também criar práticas de justiça socioambiental nas cidades para favorecer o acesso ao mercado de trabalho ecologicamente sustentável.                                              
KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, por meio de um projeto apoiado pela Ajuda das Igrejas da Noruega, juntamente com os jovens noruegueses do Dia de Trabalho (OD), assessora esta iniciativa. Três jovens educadores cumprem o papel de Articuladores Regionais: Quitéria Gonçalves (Delmiro/AL); Vivian (Salvador) e Simone (Paulo Afonso). As atividades são acompanhadas por Quitéria Ferreira e Jorge Atilio Silva Iulianelli, assessores de KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço.
Informações sobre os parceiros locais do Projeto:
Locais:
Parceiros Locais
Delmiro Gouveia (AL)
MAC, Coppabacs, PJ, Capoeira Essencia, Fund. Garagem Hip Rock, Assembleia de Deus, dentre outros.
Paulo Afonso (BA)
Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco, REPENSAR.
 Salvador (BA)

Terreiros de Candomblé: Casa Branca, Abassá de Ogum, São Roque, Giokan, Viva Deus Bisneto, Vintém de Prata, Manso Dandalunga.
                         
Desde 2011, as ações vem sendo desenvolvidas e as juventudes das três cidades se articulam com juventudes das regiões entornos. Para tanto, aconteceu uma formação de jovens pesquisadores nos dias 6 e 7 de maio de 2011. O início das atividades foi um levantamento das representações sociais que as juventudes dos grupos com que KOINONIA atua nessas cidades e também uma pesquisa aplicada pelos jovens para identificarem as principais demandas de Direitos das juventudes, Direito à Cidade e dos efeitos das Mudanças Climáticas nas regiões das cidades em que eles vivem. São realizadas capacitações, intercâmbios, interação com a esfera governamental, apropriação das tecnologias de comunicação e informação.
A principal metodologia é a realização de ações culturais, elaboradas, promovidas e socializadas pelos próprios jovens, para promover direitos da juventude e justiça climática nessas cidades.  O mais fundamental do projeto é a afirmação das relações inter-geracionais, a valorização das espiritualidades e do respeito inter-religioso, e a promoção das lutas das juventudes por direitos e justiça socioambiental nas cidades. Os saberes locais serão valorizados pelo projeto, incentivando iniciativas produtivas locais que permitam aos próprios jovens gerarem valorização da auto-estima e inserção em cenários de mercado de trabalho local que valorizem o direito das juventudes. Haverão processos de formação, para geração de ações culturais, iniciativas produtivas e intercâmbio de juventudes ao longo de cinco anos. A interação com as lideranças das organizações tradicionais e dos terreiros é fundamental para o avanço desta iniciativa. É mais um desafio para estas juventudes articuladas com quem KOINOINA tem o privilégio de atuar, a partir do Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco (Pernambuco e Bahia), da Cooperativa de Banco de Sementes (Delmiro Gouveia/AL), e dos terreiros de Candomblé de Salvador.
O Projeto abrange ainda outras cinco organizações (Ação Educativa, Diaconia, Fase, Ibase e Viva Rio), em vários Estados Brasileiros.
Apoio: