sábado, 5 de novembro de 2011

RETROSPECTIVA DA APLICAÇÃO DA PESQUISA JUVENTUDES, DIREITOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

Salve Juventudes!

Dando continuidade as informações das postagens anteriores sobre o Programa OD que vem sendo desenvolvido com as juventudes da nossa região AL, PE e BA, socializo aqui um pouco das experiências que estamos passando com esta pesquisa, as quais também vem ampliando a participação de mais jovens e fortalecendo nossas ações.
Nos dias 06 e 07 de maio de 2011, no Terreiro Abassá de Ogum/Salvador foi realizada formação para 24 jovens para socializar o questinonário e aplicação da pesquisa.
Foi muito legal conhecer novas pessoas, rever os amigos, sempre fomos e somos bem acolhidos por todos que estão comprometidos nestes processos de juventudes, e isso, faz continuarmos na luta.
Sou uma das facilitadoras deste Projeto de KOINONIA e, é muito bom tê-la conosco, pois está contribuindo para/na realização de ações socioambientais e nas políticas públicas de/para e com as juventudes do Nordeste. Sou grata pela oportunidade de contribuir nessa pesquisa, mesmo sabendo que é um grande desafio, estou otimista porque não estou só.
Em Salvador Jussara Rêgo  e Beto distribuiram os questionários e foram aplicados com o apio de 10 pesquisadores em: Cabula-Beirú, Suburbana, Centro, Itapoã e Estrada Velha do Aeroporto.
Para Alagoas e Submédio São Francisco/PE os questionários foram enviados para a residência de Nazaré e Quiterinha encaminharem para cada região.
Em Alagoas foram aproximadamente 800 questionários, sendo que:
Delmiro Gouveia 500 questionários (Quiterinha, Mª Geurra, Daiane, Katia e Aline).
Ouro Branco-AL (Erivaldo):100 questionários;
S. J. TaperaAL (Deraldo):100 questionários;
Pão de Açúcar-AL (Oscar): 100 questionários.
No Submédio São Francisco:
Paulo Afonso-BA foram 300 questionários (Ingrig e Nazaré colaborará com Marcela e Marcos).
Barra do Tarrachil-PE (Helker): 100 questionários;
Orocó-PE (Charles): 100 questionários;
Sta. Maria Boa Vista-PE (Cimary): 100 questionários.

Dia 19 de maio estive com as 04 pesquisadoras de Delmiro Gouveia para planejarmos de que forma iríamos dividir as áreas deste município para aplicar a pesquisa.
Para a aplicação das pesquisas realizamos reuniões nas nossas comunidades, com nossos parceiros nos sindicatos, associações, grupos de jovens, PROJOVENS, Igrejas, Assentamentos, Câmara temática de juventudes do Território da Bacia Leiteira, Alto e Médio Sertão e as pesquisas qualificadas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e religiosos. Alguns representantes religiosos e outros da segurança foram resistentes no início para participar da pesquisa, mas depois até se disponibilizaram a contribuir com/no processo também.
 Após a aplicação das pesquisas terá Tabulação dos dados e primeiro analítico (pela UFJF) sínteses e discussão com jovens pesquisadores para preparação de socialização, Relatório final e socialização da pesquisa nas cidades, com os jovens, Sistematização e publicação da pesquisa e dos processos de socialização.

As pesquisas foram aplicadas tanto no meio rural, quanto no urbano destas regiões e despertou nos jovens a curiosidade para conhecer melhor as ações do Projeto e da KOINONIA.


Quitéria Gonçalves
Articuladora Regional de Alagoas;
Educadora Popular da REJU AL.

JUVENTUDES, DIREITO À CIDADE E DIREITOS AMBIENTAIS.

OLÁ JUVENTUDES!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem".
Carta do Apóstolo Paulo à Timóteo. 

Este blog foi criado com muito carinho, exclusivamente, para que todos os jovens possam está sempre em conexão, informando e sugerindo assuntos que lhes dizem respeito. Espaço para que possamos trocar sempre experiências, fortalecendo nossas lutas e incentivando uns aos outros a se manter firme nessa militância!
Vale a pena ler as informações sobre a iniciativa que KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviços- uma Associação sem fins lucrativos, formada por pessoas de Igrejas Cristãs e de outras expressões de fé, além de líderes do movimento social. Tem como princípio fundamental o compromisso com o ecumenismo e a democracia tendo em vista a luta em favor da cidadania, contra toda forma de exclusão humana. Esta, apoiada pela Ajuda das Igrejas da Noruega  (AIN), está desenvolvendo o Programa OD (que significa Dia de Trabalho, em norueguês) que é financiado com recursos de uma campanha de estudantes da Norueguês.

 

TEMA: JUVENTUDES, DIREITOS E JUSTIÇA AMBIENTAL.
OBJETIVO GERAL: Fortalecer as juventudes brasileiras enquanto detentoras de direitos, na luta contra as desigualdades sociais e em seu papel de agentes capazes de influênciar o desnvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis. 

No nosso caso específico, este projeto terá ações desenvolvidas na Cidade de Salvador, Paulo Afonso e Delmiro Gouveia, e seus entornos, a partir de 2011. É mais um desafio para estas juventudes articuladas com quem KOINOINA tem o privilégio de atuar, a partir do Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco (Pernambuco e Bahia), da Cooperativa de Banco de Sementes (Delmiro Gouveia - AL), e dos Terreiros de Candomblé de Salvador.

O Programa terá três estratégias metodológicas:
a) - Pesquisa Participante: que faz um diagnóstico das representações sociais dos jovens, e socializa esse retrato, afinando as inserções locais (a tabulação e o relatório estatístico será elaborado pela UFJF);
b) - Curso de Formação de Agentes Culturais: curso de capacitação de jovens para elaborar e executar projetos de ação cultural por meio de recursos próprios, aprender-fazendo e avançando em contatos com as comunidades locais;
c) - Oficinas de produção: a partir dos saberes locais, com um recursos mínimo, estimular atividades produtivas que promovam o ingresso; o ideal é que essas oficinas dialoguem com o curso de agentes culturais;
d) - Intercâmbios das juventudes: Favorecer os processos de comunicação e interação das juventudes;
 [a) é uma atividade de levantamento que espraia durante o processo; 
b e c) são atividades de capacitação sociocultural e produtivas;
d) é um conjunto de atividades virtuais e presenciais que permitem articulação política, formação à distância, etc.].
Durante os cinco anos esse Programa deverá agregar jovens preferencialmente entre 13-25 anos. Eles devem ter compromissos com organizações locais, que as apoiarão nas ações, processos formativos e execução de atividades.
O Programa conta com um Coordenador (Jorge Atílio), uma Assistente, Quitéria ferreira (que está em Maceió) e 03 Educadores Beto (Salvador), Quitéria Gonçalves (apoiará Delmiro Gouveia - AL) e Ingrid (apoiará Paulo Afonso e PE).
             
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Quitéria Gonçalves
Articuladora Regional no Projeto Juventudes,
Direitos e Justiça Climática KOOINONIA/OD/AIN
Educadora Popular da REJU/AL
Câmara Temática de Juventudes do Território Bacia Leiteira Alagoana
Pão de Açúcar/AL.

Abraços fraternos à tod@s! 

MAIS JUVENTUDES!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RETROSPECTIVA DE MAIS UM ETAPÃO REALIZADO COM AS JUVENTUDES.


PROGRAMAÇÃO DO ETAPÃO PARA ATIVIDADE DO SERTÃO DIAS 08, 09 E 10 DE ABRIL DE 2011

DIA  08  DE ABRIL
Tarde: chegada
Reunião dos Coletivos
Noite: continuidade das reuniões dos coletivos

Pauta dos Coletivos
-  Atualização dos componentes dos Coletivos (entidades, representantes e municípios)
- Levantamento das atividades realizadas    pelos Coletivos em 2010 e pelas entidades, no que envolveu a juventude
- Informe sobre a situação de Koinonia e Equip em 2010 e perspectivas para 2011


ETAPÃO – 09 E 10 DE ABRIL/2011


DIA 09 DE ABRIL
DIA 10 DE ABRIL

M
A
N
H
A

08:30h – Integração dos participantes
09:30h –  Grupos por microrregião para identificação de: lutas, atores, projetos governamentais, experiências alternativas;

10:30h - Plenária – apresentação dos grupos e construção de um PAINEL com a leitura dos contexto
11:30h - Debate sobre o Painel e aprofundamento da leitura de conjuntura (Atílio)
12:30h – Almoço

08:30 – Plano de Trabalho para 2011, em relação a:
-  Formação de agentes culturais
- Outras ações do Projeto OD
- Ações  dos Coletivos
- Ações articuladas entre as parceriais (entidades dos coletivos, Koinonia e Equip)

11:30 – Avaliação
12:30h – Encerramento
13:00h - Almoço

T
A
R
D
E

14:00h – 3ª. etapa do curso de agentes culturais -  grupos por municípios com os cursistas e
- Grupos com os ex-cursistas, entidades e coletivos  para socialização  e encaminhamento do projeto da OD.

16:00h – Socialização das experiências
18:30 h - Jantar

Retorno dos cursistas

N


Noite cultural




Dinâmica de apresentação

Novos cursistas

S. José Tapera (AL) -  24
Inhapi (AL) – está no café
Pão de Açúcar (AL) – 1 (fez a 1ª etapa, ainda não realizaram a 2º etapa).
Santa Maria B. Vista (PE) – 10
Orocó -  17
Chorrochó (BA) -  3

Obs.: O Pólo Sindica está representado por Barra do Tarrachil, Orocó e Santa Maria (o que isso representa?);
AL: Tapera, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Delmiro e Inhapi.

Objetivos:

- Socializar as experiências de agentes culturais de cursistas e ex-cursistas;
- Realização da 3ª etapa do curso (discutindo socialização aqui e na comunidade);
- Discussão dos processos dos coletivos de Alagoas e do Submédio São Francisco para elaboração de diretrizes de ação articulados ao Programa OD Juventudes e Direitos nas cidades.

1º momento – apresentação e acolhimento

Na grande roda os grupos foram apresentados por diferentes identidades relativas ao curso de agentes culturais: organizações promotoras, coletivos, cursos realizados (atual e anteriores), organizações locais.

Neste momento foram informadas as questões logísticas e de horário, estrutura e funcionamento do encontro. Montagem das equipes de trabalho.

Estabelecimento de acordos de convivência:
- dividir trabalho (todos têm responsabilidade)
- pontualidade, cumprimento dos horários.
- silêncio a partir de 1h
. responsabilidade com garrafa d’água

2º Momento – Grupos para análise de conjuntura regional

Quais projetos governamentais estão acontecendo em nossa realidade?
Quais são as lutas que estão acontecendo e quem está fazendo essas lutas no nosso lugar?
Quais experiências alternativas estão acontecendo em nosso lugar?

SMSF – Santa Maria, Orocó, Floresta, Chorrochó e Rodelas (1)
Alto Sertão AL – Inhapi e Delmiro
Bacia Leiteira e Médio Sertão – Tapera, Ouro Branco, Monteirópolis (1) e Pão de Açúcar,


RESULTADOS DOS GRUPOS

1.       BACIA LEITEIRA E MÉDIA SERTÃO (GRUPO 1)

Projetos: arca das letras, barragens, usina nuclear (previsão), programa de cisterna, a lei das sementes, Programa de Aquisição de Alimentos(PAA)/Programa de Avicultura Familiar(PAF), garantia safra e Programa Nacional de habitação Rural;

Lutas: articulação da comunidade para reivindicar a construção de uma ponte(Medeiros), calçamento (torrões); lutas para inserção em espaços estratégicos (território, ONGs, STTR, cooperativas, conselhos, poder público e federações:

Alternativas: Agentes culturais, curso de educadores populares, redes de juventude, participação da juventude rural nas conferencias municipais, estadual e nacional; articulação da juventude nas organizações sociais e MSTR; participação na Jornada Ecumênica


2.       BACIA LEITEIRA E MÉDIA SERTÃO (GRUPO 2)
Projetos: construção de cisternas, construção de Coab, projovem, jovem saber, garantia safra, construção da sede do INSS, PAA e lei de sementes;

Lutas: luta de salário maternidade, lutas da juventude, empoderamento da juventude com a participação em eventos interestaduais, lutas da juventude nas comunidade,  garantia de escola rural.

Alternativa: Alagoas mais ouvinos, Pimenta da Tapera, grupos de artesanatos, banco de ferramentas, feira agroecológica, quintais produtivos, produção de leite de cabra, através da cooperativa, para venda as prefeituras dos municípios, criação de pequenos animais e o Programa Minha Casa Minha Vida para o campo.

3.       ALTO SERTÃO DE ALAGOAS

Projetos: Projovem (trabalhador, adolescednte e urbano); instalação do campus da UFAL; Bolsa família (educação e saúde), programa do leite, Conselhos Municipais; PETI, Alagoas Mais Ovinos, Projeto 2º. Tempo;

Lutas: Mulheres em defesa da vida; luta pelos direitos juvenis; contra intolerância religiosa; luta contra extermínio de jovens; projetos pela paz; luta pela coleta e tratamento adequado do lixo – educação ambiental; :
Quem está fazendo: jovens, mulheres, STR, igreja, Koinonia, Visão Mundial e Coppabacs.

Alternativas: Plano sócio-ambiental da CHESF, Escola de Formação Agroecológica; curso de agentes culturais, Bancos de sementes,  P1MC + 2; diversos grupos de jovens evangélicos; baú de leitura; EJA; REJU.


4.       SMSF – grupo 1: (Ramon, Emerson, Charles, Roney, Vanusia, Maria do Carmo, Eugênio, Antonio Henrique,  Samuel, Cláudio, Yago, Ariane, Angely, Ediane, Aparecida, Kerly, Reginaldo, José Clécio,  Leurto, Samuel, Kellsn, Welligton e Willians)
Projetos: poços artesianos, P1MC + 2, casas de taipa, barragens, casas populares, através da caixa, grupos de teatros;

Lutas:  Contra as barragens (MAB), pela regulamentação das terras quilombolas, PJ, PJMP, STTRs

Alternativas: grupos de teatros, cursos de agentes culturais, grupos de base da Diocese para trabalhar meio ambiente, políticas públicas para juventude, cursos áudio-visuais.

5.       SMSF – grupo 2
Projetos: transposição, usina nuclear, barragens de Riacho Seco e Pedra Branca, transnordestina, Pronaf, Provem, CEFET, FIES

Lutas: Movimentos sociais de resistência a transposição e barragens, lutas juvenis por direitos, Marcha das Margaridas, Grito da Terra;

Alternativas: grupos ecumênicos no Projeto Fulgêncio, grupos jovens dos Sindicatos, Cooperativas de produção, educação contínua, incentivo e investimentos em capacitação para jovens e mulheres em diferentes espaços.

ATILIO
- Leitura da região ajuda na formação da consciência cidadã e contribuir no processo democrático; pessoas tem o direito de emitir sua opinião sobre estes projetos dos governos que estão em curso e vão interferir nas nossas vidas; temos que ter cidadania e atuar como cidadão;
- Três elementos desafiadores

Em relação aos Projetos:  Processo político no Brasil  é construído num jogo de interesses muito diferenciados. O Brasil tem tentado avançar nas grandes dívidas históricas: uma dívida é a concentração de renda x miséria absoluta de uma parcela significativa da sociedade (concentração da riqueza nas mãos de 5 mil famílias). Então, a dívida social do Brasil é muito grande. E as elites sempre alteram com uma concepção de privatizar o lucro e socializar a miséria. Essa lógica tem se modificado nos últimos anos, fruto das lutas dos movimentos sociais e de  uma política de governo que quer tornar o Brasil menos desigual. Porém, há dois lados nessa história. O investimento em políticas sociais inclusivas diminui desigualdades. Por outro lado, para ampliar o processo produtivo e o desenvolvimento de algumas alternativas energéticas para atender a necessidade da infra-estrutura geradora de lucro, levam a projetos questionáveis. Exemplo – Usinas nucleares são alternativas a matriz energética ;
O Brasil para resolver os problemas produtivos precisa pensar em Energia, como  a matriz energética pode ser pensada? Essa matriz precisa ser sustentável e tem que ser escolhida em diálogo com a sociedade, sobretudo sobre os projetos que ampliam e/ou questionam direitos. Quem tem que estar atento para os projetos que questionam direitos são os movimentos organizados!

Lutas: as lutas hoje estão muito fragmentadas. Então precisamos perguntar: porque estamos lutando? Onde as lutas se articulam? Que resultados queremos?
As lutas da juventude se confundem, devido participarem de lutas específicas por direitos e também estarem inseridas em lutas maiores.

Alternativas: tem um campo grande de ações e tem que pensar qual leitura temos dessas alternativas. Exemplo: as cisternas foram alternativas construídas pela sociedade nesse processo da luta política;  qual a concepção produtiva estamos reforçando? A agroecologia é uma alternativa ao modelo tecnológico com utilização de agrotóxicos

COMENTÁRIOS
- Qual o papel da ASA, quanto outros atores políticas se apropriam da experiência?
- O que fazer com os danos ambientais que são causados, de forma muito rápida?
- Abrir o olho para avaliar os projetos de desenvolvimento, sobre a questão  dos direitos que estão sendo expropriados?
- Como sistematizar as alternativas que estão sendo construídas pelas comunidades?
- Cuidado da comunidade para não se tornar uma marionete nas mãos dos governos
- O País passa por mudanças importantes, onde a participação social é fundamental nesse processo. Qual a qualidade dessa participação?
REFLEXÕES NA SEQUÊNCIA
-  Cisterna deixou de ser uma experiência para se transformar numa política
- Participação: a condição é outra (contexto político) e a sociedade não está querendo participar
- Tem que entender a relação melhor governo x sociedade para não servir apenas aos interesses do governo;
-  Importância   dos Comitês de Bacia  x  grandes projetos de transposição do São Francisco;

-- Novas barragens – como fazer o diálogo com a população? Por onde começar? Qual o problema central em relação as barragens: o custo ambiental.
- Teremos um conjunto de novos problemas que vamos ter que enfrentar com a construção:


3º Momento: Grupos específicos

Grupo Santa Maria e Orocó
Grupo Tapera
Grupo Inhapi e Delmiro
Grupo Coletivos e ex-cursistas
Tarefa dos grupos de agentes culturais:  realizar a 3ª. Etapa do curso e organizar a feira de socialização das experiências
Coletivo e ex-cursistas:  Planejamento 2011 – desafios e principais diretrizes

DIA 10 DE ABRIL

FEIRA:  apresentação das experiências de atividades de Agentes Culturais nos municípios

IMPRESSÕES:
- Diversidade temas debatidos nas experiências e as perspectivas de melhoria para as comunidades que as ações despertarem: recuperação da arte e cultura local, agricultura orgânica, geração de renda, a questão do destino adequado do lixo;
- Todo um processo de construção feita pelos jovens
- Experiências de defesa da água, educação e da saúde
- Melhoria na vida das comunidades
-  Um dos pontos de destaque em várias experiências foi a questão das drogas e o impacto que as ações culturais provocaram – redução de danos e diminuição de álcool
- Insegurança hídrica em várias comunidades

-  Experiências  agroecológicas
- Descoberta  e resgate de novos talentos
- Reju – forma de discutir os direitos juvenis
- Artesanato – galhos secos de árvore
- Planejamento do Coletivo – novas estratégias que estão sendo construídas para reforçar a ação da juventude rural

Atílio
- Para que as ações aconteçam tem haver uma articulação política concreta dos Coletivos.
- Qual a visibilidade desses Coletivos e qual papel que ele tem jogado na articulação dos processos educativos? Tem uma lacuna?
 Apresentação formal dos membros dos coletivos
As ações culturais são formas de promover o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos. Ou seja, promovendo o bem viver.
O processo educativo – fazer com que os próprios jovens façam algo, assumam a condução do processo;
Articular a comunidade para fazer com que a ação aconteça;  o metodologia de trabalho com e para os jovens; politização da ação.
A ação cultural só terá sentido de transformasse numa perspectiva de reforçar a cidadania; se as ações assumirem um projeto político, pq que o País só vai dá certo e cada um jovem cidadão quiser que dê certo e assumir a condução.

PLANEJAMENTO  2011

DESAFIOS
·         Estrutura de funcionamento e sustentabilidade dos coletivos
·         Trabalhar a dimensão municipal e regional de forma articulada
·         Dialogar e intervir nas problemáticas regionais (barragens,   usina nuclear, quilombolas, drogas, transposição etc)
·         Protagonismo da juventude do SMSF nos territórios  e nos espaços de poder
·         Modalidade dos cursos de agentes culturais
·         Fortalecer a representatividade da REJU

PERSPECTIVAS
·         Construção de uma identidade política de projeto societário;
·         Empoderamento da juventude nos espaços de formulação de políticas públicas, conferências, territórios e conselhos
·         Investimento na formação da juventude numa perspectiva multiplicadora
·         Construção de uma agenda política regional, a partir das demandas da juventude
·         Qualificação para o exercício de poder nos espaços diversos
·         Articulação com novos atores e novas temáticas


AÇÕES ESTRATÉGICAS
·         Curso de Agentes Culturais -  modalidade municipal
·         Pesquisa sobre efeitos das mudanças climáticas e promoção do direito a cidade
·         Capacitação de monitores (Também com vídeos postados no Blog)
·         Sistematização de experiências
·         Oficinas de educação ambiental e geração de renda
·         Estruturação dos Coletivos
·         Intercâmbios (também em formato virtual)
·         Curso de qualificação metodológica para juventude nos territórios




 


 


Avaliação

Que bom
Que pena
Que tal
Conhecer novas pessoas
Espaço, a paisagem e ventilização
Continuidade do processo
Bons facilitadores dos cursos e do etapão
Novos conhecimentos
Noite cultural
Hospedagem e alimentação
Experiencias
Metodologia do curso
Noite cultural
Atingir os objetivos
Espiríto multiplicador
Concluir a etapa
Participação e envolvimento da maioria
Aprender coisas novas
Interesse dos jovens pelo curso
Impacto do curso nãoas comunidades
União e diversos
Equipe profissional e competente
Novas amizades
Oportunidade que a Visão 
 Mundial deu aos jovens
Quartos apertados
Pouco Tempo
Falta de organização para limpeza
Estrutura do outro hotel
Espaço não comportou todos e a outra pousada não tinha estrutura
Transporte apertado
Que a noite cultural não foi tão boa
Que acabou
As conversas paralelas
Falta de interesse de alguns



Mais encontros
Divulgação da metodologia do curso e resultados
Encontro seja aqui novamente
Encontro em Alagoas
Registrar em nossa vida como um momento inesquecível
Articular carro melhor em outro encontro
Consegui contrapartida financeira
Que a juventude busque outras formações