sábado, 5 de novembro de 2011

RETROSPECTIVA DA APLICAÇÃO DA PESQUISA JUVENTUDES, DIREITOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

Salve Juventudes!

Dando continuidade as informações das postagens anteriores sobre o Programa OD que vem sendo desenvolvido com as juventudes da nossa região AL, PE e BA, socializo aqui um pouco das experiências que estamos passando com esta pesquisa, as quais também vem ampliando a participação de mais jovens e fortalecendo nossas ações.
Nos dias 06 e 07 de maio de 2011, no Terreiro Abassá de Ogum/Salvador foi realizada formação para 24 jovens para socializar o questinonário e aplicação da pesquisa.
Foi muito legal conhecer novas pessoas, rever os amigos, sempre fomos e somos bem acolhidos por todos que estão comprometidos nestes processos de juventudes, e isso, faz continuarmos na luta.
Sou uma das facilitadoras deste Projeto de KOINONIA e, é muito bom tê-la conosco, pois está contribuindo para/na realização de ações socioambientais e nas políticas públicas de/para e com as juventudes do Nordeste. Sou grata pela oportunidade de contribuir nessa pesquisa, mesmo sabendo que é um grande desafio, estou otimista porque não estou só.
Em Salvador Jussara Rêgo  e Beto distribuiram os questionários e foram aplicados com o apio de 10 pesquisadores em: Cabula-Beirú, Suburbana, Centro, Itapoã e Estrada Velha do Aeroporto.
Para Alagoas e Submédio São Francisco/PE os questionários foram enviados para a residência de Nazaré e Quiterinha encaminharem para cada região.
Em Alagoas foram aproximadamente 800 questionários, sendo que:
Delmiro Gouveia 500 questionários (Quiterinha, Mª Geurra, Daiane, Katia e Aline).
Ouro Branco-AL (Erivaldo):100 questionários;
S. J. TaperaAL (Deraldo):100 questionários;
Pão de Açúcar-AL (Oscar): 100 questionários.
No Submédio São Francisco:
Paulo Afonso-BA foram 300 questionários (Ingrig e Nazaré colaborará com Marcela e Marcos).
Barra do Tarrachil-PE (Helker): 100 questionários;
Orocó-PE (Charles): 100 questionários;
Sta. Maria Boa Vista-PE (Cimary): 100 questionários.

Dia 19 de maio estive com as 04 pesquisadoras de Delmiro Gouveia para planejarmos de que forma iríamos dividir as áreas deste município para aplicar a pesquisa.
Para a aplicação das pesquisas realizamos reuniões nas nossas comunidades, com nossos parceiros nos sindicatos, associações, grupos de jovens, PROJOVENS, Igrejas, Assentamentos, Câmara temática de juventudes do Território da Bacia Leiteira, Alto e Médio Sertão e as pesquisas qualificadas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e religiosos. Alguns representantes religiosos e outros da segurança foram resistentes no início para participar da pesquisa, mas depois até se disponibilizaram a contribuir com/no processo também.
 Após a aplicação das pesquisas terá Tabulação dos dados e primeiro analítico (pela UFJF) sínteses e discussão com jovens pesquisadores para preparação de socialização, Relatório final e socialização da pesquisa nas cidades, com os jovens, Sistematização e publicação da pesquisa e dos processos de socialização.

As pesquisas foram aplicadas tanto no meio rural, quanto no urbano destas regiões e despertou nos jovens a curiosidade para conhecer melhor as ações do Projeto e da KOINONIA.


Quitéria Gonçalves
Articuladora Regional de Alagoas;
Educadora Popular da REJU AL.