sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COMPARTILHANDO O QUESTIONÁRIO E AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA APLICAÇÃO DESSA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA DO PROJETO OD . FIQUE LIGADO!


SER PESQUISADOR É.....

Em Delmiro Gouveia-AL juntamente com as pesquisadoras Maria Guerra, Katia, Aline e Daiane foram aplicadas em escolas que se encontram em situações precárias, infra-estrutura defasada, essa é a realidade da maioria das escolas públicas, sem falar que a educação está entre uma das piores do Brasil, isso é muito preocupante. Nossos governantes alagoanos investem mais em comércio e construções civis e deixa de lado a educação.
O Movimento de Adolescentes e crianças – MAC teve a colaboração do Cosmo liderança do grupo e educador popular da Rede de Educador Cidadã – RECID, foi legal a acolhida, muito bom ver os jovens se reunindo e buscando espaços para discutir temas que preocupam nossas juventudes, porém é preciso ir mais além.
 No grupo de Capoeira também tem suas regras e os participantes mantêm o respeito entre si. Crianças, adolescentes e adultos no mesmo espaço desenvolvendo e conservando atividades culturais de forma respeitosa, prazerosa e repassando de pais para filhos.  A Capoeira Expressão é um grupo independente que contribui nas relações interpessoais e desenvolvimento dos participantes. O professor é um espelho para os (as) alunos (as). Os grupos culturais no Brasil precisam ser mais valorizados. A escola também é um ótimo espaço onde os mesmos podem ser fortalecidos. Em todos os grupos que procuramos para realizar a pesquisa fomos bem recebidas e as dificuldades encontradas eram praticamente as mesmas. Para quem ainda não conhecia as ações que são desenvolvidas na região despertou interesses para conhecer melhor esse processo nas próximas etapas. Os jovens gostam de ser ouvidos e a pesquisa também tinha esse objetivo.
O grupo de skatistas com várias ideologias que se juntam para trocar idéias e andar de skate, que é o que liga uns aos outros, de início resistiram à pesquisa, daí nos identificamos e esclarecemos o objetivo da nossa pesquisa, depois que entenderam conseguimos nos aproximar mais, dialogar melhor e responder a pesquisa.   
Dentro destes grupos percebemos muitas potencialidades tais como na música, desenho, dança dentre outras habilidades, porém, precisamos ter um olhar de dentro para fora para poder perceber tudo isso. Por isso, a importância de ouvi-los, saber suas dificuldades, reclamações e potencialidades. Fazer uma ligação entre esses grupos para discutir interesses comuns, incentivando, valorizando, respeitando-os e fortalecendo o protagonismo juvenil, sistematizando e divulgando as ações que são desenvolvidas e fazer valer os direitos de juventudes.
Outro grupo foi o “Garagem Hip-rock” onde alguns são Emos. Todos foram prestativos e houve um diálogo, uma troca de experiências antes da pesquisa, um desabafo da parte do grupo, pois devido a forma de se comportar, se vestir, cortar e pentear o cabelo muitas vezes são descriminados sofrendo preconceitos tanto dentro da própria família, quanto da sociedade. Às vezes, muitas autoridades abusam do poder violando o direito de ir e vim destes cidadãos. Este foi um dos grupos que mais interagiu e expôs dificuldades e opiniões conosco, no final eles concluíram que “foi um prazer ouvir e se sentir ouvidos”. Muitas vezes os pais não compreendem e não querem aceitar as escolhas de seus filhos é preciso um diálogo constante entre ambos para fortalecer essa relação. A Universidade Federal de Alagoas também deu abertura para aplicarmos a pesquisa se disponibilizando à novos trabalhos.
Além destes grupos, aplicamos ainda as pesquisas qualificadas com representantes das áreas da Saúde, Educação, Segurança e Religiosos. Encontramos resistência principalmente na área de Saúde e Segurança e percebemos que existem muitos grupos de jovens em Delmiro Gouveia, porém, estes se reúnem e discutem mais individualmente. Em suas falas os jovens demonstram insatisfação com Educação, Saúde, Segurança, Saneamento básico e alguns Direitos das juventudes que são violados.
A oportunidade que tivemos nessa experiência foi única e bastante proveitosa, pois contribuiu para fortalecer os laços de amizades nos grupos, ouvir opiniões e expressões diversas, trocas de experiências valorizando as diversidades existentes, divulgar ações que são realizadas com/para as juventudes, despertar interesses para envolvimento de novos participantes e refletir sobre direitos, mudanças climáticas e as práticas agroecológicas para que possamos ter sustentabilidade para as próximas gerações também.
Nossos objetivos são multiplicar esses conhecimentos nas nossas bases, fortalecendo as ações de/com/para juventudes valorizando e respeitando as diversidades e o meio ambiente. Se organizar no município/território/REDES, estreitar parcerias entre poder público e sociedade civil para que as vozes das juventudes sejam ouvidas e os DHESCAs garantidos.

NESTA EXPERIÊNCIA PODEMOS PERCEBER QUE SER PESQUISADOR (A) É:
·         Ter a oportunidade e a liberdade de/para ser;
·         Aceitar o desafio, acreditar e agir;
·         Antes de tudo planejar sempre;
·         Ter e desenvolver a capacidade de se indignar com os problemas sociais;
·         Olhar para o mesmo horizonte, buscando soluções para resolver os problemas;
·         Compreender e amar mais os outros;
·         Ser doce e social, crítico, mas construtivo;
·         Poder falar e muito mais escutar o outro;
·         Ampliar os conhecimentos e principalmente as amizades;
·         Compartilhar com os outros os sentimentos e momentos de dor e alegria;
·         Achar que não vai dar certo, mas criar coragem para enfrentar, ter fé e amor;
·         Ter medo, ser humilde e solidário;
·         Conquistar a confiança de/para;
·         Entrar no embalo da ciranda e sorrir e sonhar coletivamente;
·          Valorizar e respeitar as diversidades e o meio ambiente, ser ecumênico;
·         Se fortalecer nas diferenças e riquezas culturais;
·         Desanimar, tropeçar sim, mas ter a capacidade de levantar-se mais forte;
·         Insistir, persistir e desistir jamais;
·          Refletir e Aprender com os erros cometidos;
·         Apesar de tudo isso ter a ousadia e coragem de perguntar: Qual é o próximo passo a dar?
·          Eu continuo, pode contar conosco!

Esta pesquisa foi aplicada entre o mês de maio a julho de 2011*
















Caderno do entrevistador@




Pesquisa sobre juventudes, direitos e mudanças climáticas

         












COD.ENTREVISTADOR(A)                                             Número da Entrevista 
Juventudes e direitos nas cidades – KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço
Identificação
Nome
Idade
Profissão
Escolaridade
Bairro
Cidade/Estado:
Quantas pessoas moram na sua casa?
Qual a renda familiar?

< 1 SM

 1 SM – 3 SM

4-6 SM

7-10 SM

> 10 SM
Gênero

Masculino

Feminino

Outros
Qual?
Raça/Etnia

Branca

Afrodescendente

Indígena

Asiática

Outras
Qual?


É portador de deficiência?

Sim

Não
Qual?
Participa de movimentos sociais?

Sim

Não
 Em caso afirmativo, qual?
Atua como coordenador?

Sim

Não

Professa alguma religião?

Sim

Não
Em caso afirmativo, qual?


Caso professe alguma religião e exerça função religiosa, queira por gentileza descrever:



Caso considere que seu bairro necessite de melhorias, e fosse o responsável para realizá-las, quais seriam as três mais importantes?


1.       Existem organizações/grupos de juventude no lugar em que você mora?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

2.        Em caso afirmativo, qual vínculo do grupo jovem?

Igrejas

Terreiros

Outra religião

Escolas

Associações











Partidos

Sindicatos

Cooperativa

Independente

Outros

3.       Na sua opinião, é importante participar de grupos de jovens que lutam por direitos?

Nada

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião
4.       Conforme sua opinião, quais os temas que considera prioritários para grupos de juventude: (enumerar de 1 a 6 em ordem crescente, 1 menos importante,  6 mais importante).

Igualdade das  mulheres

Igualdade de homossexuais

Sexualidade










Inclusão de deficientes

Mudanças Climáticas

Igualdade racial











5.       Qual sua opinião sobre a importância do tema dos efeitos das mudanças climáticas?

Irrelevante

Aceitável

Relevante

Muito Relevante

Sem opinião

6.       Existe violência letal no lugar em que mora?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

7.       Como você avalia o lugar em que você mora em relação à violência?

Irrelevante

Aceitável

Violento

Muito Violento

Sem opinião



8.       Indique de zero a nove os tipos de violência que mais ocorrem em no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não ocorre, 9 – ocorre de forma insuportável)

Letal

Sexual

Doméstica

Venda Drogas

Roubos


Assaltos

Vandalismo

Seca

Falta de transp.

Enchentes

9.       Existe intolerância religiosa no lugar em que você mora?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

10.   Em caso afirmativo, como classificaria a intolerância religiosa no lugar em que mora?

Irrelevante

Aceitável

Relevante

Muito Relevante

Sem opinião

11.   Indique de zero a nove quais grupos sociais mais sofrem violência no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não sofre, 9 – sofre de forma insuportável)

Crianças

Mulheres

Trabalhador

Jovem Branco

Religiosos


Indígenas

Camponeses

Imigrante

Jovem Negro

Outro
Qual?
12.   Existem ações de superação da violência  no lugar em que mora?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião
13.   Em caso afirmativo, quais?
14.   Qual seu entendimento em relação a violência que ocorre em sua comunidade?



15.   No lugar em que você mora mulheres e homens são tratados com igual respeito?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

16.   Indique de zero a nove os sujeitos que sofrem preconceitos no lugar em que mora conforme sua opinião? (zero – não ocorre, 9 – ocorre de forma insuportável)

Negros

Homossexuais

Mulheres

Deficientes

Outros
17.   Quais?
18.   No lugar em que você mora existe facilidade de acesso a algum sistema de proteção aos direitos de homossexuais?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

19.   No lugar em que você mora existe alguma ação de denúncia de violência contra às mulheres?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião


20.   Como você percebe a  freqüência de problemas ambientais no lugar em que mora? (zero – não há, 9 – existe de forma insuportável)

Enchente

Seca

Deslizamento

Poluição do ar

Pol. sonora


Lixão

Poluição rios

Fome

Saneamento



21.   No lugar que você mora existe alguma discussão sobre ações para superar os problemas ambientais?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião

22. Na sua opinião, no lugar em que você mora em qual grau o grupo de pessoas é afetado por mudanças climáticas? (marcar de 0 a 9, 0 nada afetado, 9 muito afetado)

Crianças

Mulheres

Trabalhador

Jovem Branco

Religiosos


Indígenas

Camponeses

Imigrante

Jovem Negro

Outros

23.No lugar em que você mora as pessoas brigam verbalmente por serem de religiões diferentes?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião
24.   No lugar em que você mora as pessoas se agridem fisicamente por serem de religiões diferentes?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião
25.   Na sua opinião, o que mais contribui para existir intolerância religiosa? (zero – não contribui, 9 – contribui demais)

Liderança religiosa

Doutrinas

Preconceito

Televisão

Outro
Qual?
26.   Na sua opinião, as comunidades religiosas devem agir em favor dos direitos da juventude?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião
27.   Na sua opinião as comunidades religiosas devem agir para mitigar ou criar adaptações aos efeitos das mudanças climáticas?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião



28.   Você já ouviu falar de KOINONIA?

Sim

Não

Não Sei

Sem opinião
29.   Você conhece as ações que KOINONIA desenvolve com a juventude juntamente a parceiros na região (Coppabacs, MSTTR, Pólo Sindical do SMSF, quilombolas do Baixo Sul da Bahia, Terreiros de Candomblé, dentre outras organizações) ?

Desconhece

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião

30.   Em caso afirmativo em 27,  indique de zero a 9 como você considera que as ações desenvolvidas com a juventude na região contribuem para a superação das formas de violência? (zero,  não contribui; 9: contribui muito)

Letal

Sexual

Doméstica

Venda Drogas

Roubos


Assaltos

Vandalismo

Seca

Falta de transp.

Enchentes
31.   Em caso afirmativo em 27, você considera que as ações desenvolvidas por KOINIONIA com a juventude na região contribuem para a formação cultural?

Nada

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião
32.   Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA com a juventude na região contribuem para a superação dos preconceitos de gênero?

Nada

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião
33.   Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA com a juventude na região contribuem para a superação da intolerância religiosa?

Nada

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião
34.   Você considera que as ações desenvolvidas por KOINONIA  com a juventude na região contribuem para o desenvolvimento sustentável?

Nada

Pouco

Mais ou menos

Muito

Sem Opinião
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