sábado, 5 de novembro de 2011

JUVENTUDES, DIREITO À CIDADE E DIREITOS AMBIENTAIS.

OLÁ JUVENTUDES!

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem".
Carta do Apóstolo Paulo à Timóteo. 

Este blog foi criado com muito carinho, exclusivamente, para que todos os jovens possam está sempre em conexão, informando e sugerindo assuntos que lhes dizem respeito. Espaço para que possamos trocar sempre experiências, fortalecendo nossas lutas e incentivando uns aos outros a se manter firme nessa militância!
Vale a pena ler as informações sobre a iniciativa que KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviços- uma Associação sem fins lucrativos, formada por pessoas de Igrejas Cristãs e de outras expressões de fé, além de líderes do movimento social. Tem como princípio fundamental o compromisso com o ecumenismo e a democracia tendo em vista a luta em favor da cidadania, contra toda forma de exclusão humana. Esta, apoiada pela Ajuda das Igrejas da Noruega  (AIN), está desenvolvendo o Programa OD (que significa Dia de Trabalho, em norueguês) que é financiado com recursos de uma campanha de estudantes da Norueguês.

 

TEMA: JUVENTUDES, DIREITOS E JUSTIÇA AMBIENTAL.
OBJETIVO GERAL: Fortalecer as juventudes brasileiras enquanto detentoras de direitos, na luta contra as desigualdades sociais e em seu papel de agentes capazes de influênciar o desnvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis. 

No nosso caso específico, este projeto terá ações desenvolvidas na Cidade de Salvador, Paulo Afonso e Delmiro Gouveia, e seus entornos, a partir de 2011. É mais um desafio para estas juventudes articuladas com quem KOINOINA tem o privilégio de atuar, a partir do Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco (Pernambuco e Bahia), da Cooperativa de Banco de Sementes (Delmiro Gouveia - AL), e dos Terreiros de Candomblé de Salvador.

O Programa terá três estratégias metodológicas:
a) - Pesquisa Participante: que faz um diagnóstico das representações sociais dos jovens, e socializa esse retrato, afinando as inserções locais (a tabulação e o relatório estatístico será elaborado pela UFJF);
b) - Curso de Formação de Agentes Culturais: curso de capacitação de jovens para elaborar e executar projetos de ação cultural por meio de recursos próprios, aprender-fazendo e avançando em contatos com as comunidades locais;
c) - Oficinas de produção: a partir dos saberes locais, com um recursos mínimo, estimular atividades produtivas que promovam o ingresso; o ideal é que essas oficinas dialoguem com o curso de agentes culturais;
d) - Intercâmbios das juventudes: Favorecer os processos de comunicação e interação das juventudes;
 [a) é uma atividade de levantamento que espraia durante o processo; 
b e c) são atividades de capacitação sociocultural e produtivas;
d) é um conjunto de atividades virtuais e presenciais que permitem articulação política, formação à distância, etc.].
Durante os cinco anos esse Programa deverá agregar jovens preferencialmente entre 13-25 anos. Eles devem ter compromissos com organizações locais, que as apoiarão nas ações, processos formativos e execução de atividades.
O Programa conta com um Coordenador (Jorge Atílio), uma Assistente, Quitéria ferreira (que está em Maceió) e 03 Educadores Beto (Salvador), Quitéria Gonçalves (apoiará Delmiro Gouveia - AL) e Ingrid (apoiará Paulo Afonso e PE).
             
<><> </> <><> </> <><> </>


Quitéria Gonçalves
Articuladora Regional no Projeto Juventudes,
Direitos e Justiça Climática KOOINONIA/OD/AIN
Educadora Popular da REJU/AL
Câmara Temática de Juventudes do Território Bacia Leiteira Alagoana
Pão de Açúcar/AL.

Abraços fraternos à tod@s! 

MAIS JUVENTUDES!