terça-feira, 17 de julho de 2012

Pós-Cúpula - PARTICIPAÇÃO DA CARAVANA DA JUVENTUDE DE ALAGOAS CONFERÊNCIA RIO+20. PARTE 2

Retomamos nossa fala sobre a cúpula dos povos.
Percebemos que as múltiplas vozes e forças sociais presente na Cúpula dos Povos estiveram direcionadas enfatizando a verdadeira causa estrutural da crise global o sistema capitalista patriarcal que explora o Ser Humano e destrói o meio ambiente.


A tal “economia verde” é uma das expressões da atual fase financeira do capitalismo que também se utiliza de velhos e novos mecanismos, tais como o aprofundamento do endividamento publico-privado, o super-estímulo ao consumo, a apropriação e concentração das novas tecnologias, os mercados de carbono e biodiversidade, a grilagem e estrangeirização de terras e as parcerias público-privadas, entre outros.
Precisamos acordar e agir valorizando as riquezas dos nossos povos, nossa historia, nossos costumes, conhecimentos, práticas e sistemas produtivos, que devemos manter, revalorizar e ganhar escala como projeto contra-hegemonico e transformador. O povo precisa se organizar e lutar pela implementação de políticas públicas que sejam de fato executadas. 
 Nessa visita ao Rio de Janeiro, a Caravana da Juventude de Alagoas não se deteve somente ao evento, mas também teve a oportunidade de conhecer o escritório da KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço entidade parceira do Projeto OD em Alagoas.
Diálogar com Beto articulador do OD Salvador e trocar idéias de como anda as ações do OD em Salvador/BA e Delmiro Gouveia/AL ;
Participar do lançamento do livro Juventude e Justiça Socioambiental: Perspectivas Ecumênicas. Daniel Souza (Org.) da Rede Ecumênica da Juventude - REJU.
Voltamos animados para dar seguimento aos nossos projetos, continuar realizando cine juventude, pois queremos fortalecer nossas lutas, ampliar novos contatos com mais jovens e estender o trabalho com centros de juventude no Sertão Alagoano.
A Juventude do Projeto OD presente em Delmiro Gouveia AL ,e seus entornos, eesá em conexão com a juventude do Projeto de Paulo Afonso/BA e Salvador/BA que vem sempre se comunicando e trocando experiências para dá continuidade as atividades deste Projeto.


"Os flancos podem não ser os mesmos, mas a guerra é a mesma, o inimigo é o mesmo, o nosso objetivo é o mesmo". (A.F.S)

Grande abraço de tod@s da Caravana da Juventude Alagoana!