domingo, 12 de agosto de 2012

KOINONIA REALAIZA A 2ª ETAPA DO CURSO DE AGENTES CULTURAIS JOVENS EM SALVADOR/BA.


Nos dias 21 e 22 de junho foi realizado no terreiro de São Roque, no bairro de Beiru, em Salvador, o curso de agentes culturais jovens. O projeto é uma ação de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, através do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos (TRD), em parceria com Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco PE/BA e da Cooperativa de Pequenos Produtores de Bancos de Comunitários de Sementes (Coppabacs) .
O curso tem como objetivo instrumentalizar jovens lideranças a planejar, monitorar e avaliar ações culturais. A ação cultural é a valorização do espaço local como o ambiente privilegiado da cultura. O agente cultural é o mobilizador da ação cultural em sua comunidade. A ação cultural deve ser mobilizadora, ter caráter coletivo e gerar ações que modifique a realidade social vivida por estes jovens. Durante o curso os jovens refletem sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) e Direitos das Juventudes.

A programação ficou distribuída da seguinte maneira:
Dia 21 – (manhã e tarde) dinâmica de apresentação d@s presentes - Memória do último encontro, entrega de material – leitura da cartilha de agentes culturais - Os grupos apresentaram resultado do diagnostico realizado com jovens das comunidades – momento lúdico com capoeira (Terreiro Viva Deus Bisneto) – encerramento;
Dia 22 – (manhã) trabalho com a cartilha de agentes culturais – construção do planejamento de ações dos grupos – apresentação do planejamento – momento de dialogo e reflexões – encerramento.
Participaram: 14 pessoas no primeiro dia, sendo que oito meninos e cinco meninas, já no segundo dia, o encontro contou com a presença de seis meninas e dois meninos. Os jovens desenvolveram a inclusão do momento lúdico com a capoeira, possibilitando movimento ao processo, dinamizando as relações de integração e de envolvimento com a construção coletiva. Segundo os jovens presentes que já haviam participado da edição anterior do curso, foi o melhor encontro que presenciaram. 

Disponível em: http://www.koinonia.org.br

Abraços à tod@s!!!